Delegada Diana Casarin Zanatta afirma que a mulher erechinense está mais consciente

9 março, 2012

Delegada Diana Casarin Zanatta afirma que a mulher erechinense está mais consciente

A delegada de Polícia da Delegacia da Mulher de Erechim, Diana Casarin Zanatta, foi a palestrante do primeiro Café da Manhã do Varejo de 2012, promoção conjunta da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim e Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho, realizado na última quinta-feira, 9, no Salão de Eventos da CDL. O evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher comemorado no dia 8 de março. Ela explanou sobre o “novo olhar para a mulher” que tem coragem, quebra paradigmas, luta pelo que quer e conquista seus objetivos com muito trabalho e dedicação. Diana falou sobre a sua ascensão à carreira de delegada de polícia, sua vida pessoal, sua carreira de professora na URI – Campus de Erechim, no Curso de Direito, dificuldades, facilidades e preconceitos desta história de vida.

O evento iniciou com as boas-vindas do presidente da CDL Erechim, Zílio Sartori, que destacou que as mulheres votaram pela primeira vez no Brasil em 1928, a conquista dos seus espaços e enalteceu o fato de termos uma mulher na Presidência da República. A diretora do Sindilojas AUG, Lindanir Canello, também prestou uma homenagem do Sindicato a todas as mulheres, destacando cada papel que ela desempenha na sociedade.
Ao iniciar sua palestra, a delegada Diana Zanatta afirmou que era um desafio falar para mulheres tão iguais, pois está acostumada a palestrar para mulheres que precisam ir em busca do seu empoderamento e dos seus direitos, especialmente aquelas que sofrem violência. Ela destacou que apesar de a mulher já ter conquistado vários espaços de destaque na sociedade, hoje ainda é coadjuvante. “Apesar de termos uma mulher na Presidência da República, ainda somos minoria em muitos cargos”. Diana fez uma palestra interativa, preferiu responder às perguntas das participantes e ir contando, aos poucos, a sua trajetória de vida.

Questionada se já sofreu ou sofre preconceito na sua profissão, a delegada respondeu que sim e que não imaginava que fosse tanto, porém está certa que isso ocorre em todas as profissões. Também perguntada se sua beleza e juventude atrapalham ou ajudam, afirmou que depende, porém, muitas vezes, dificultam. Diz ter fama de autoritária e durona no trabalho. Mas pensa que isso é uma forma de se auto proteger. Afirma ser exímia atiradora.

Diana está há 8 anos na Polícia. Foi aprovada em 1º lugar entre as mulheres e em 5º lugar na classificação geral emconcurso público para o cargo, realizado em 2004. Inicialmente foi lotada na Delegacia de Marcelino Ramos e veio para Erechim um pouco antes da instalação da Delegacia da Mulher, no final do ano de 2008. Formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, é filha de advogado criminalista. Já fez duas pós-graduações e cursou a Escola de Magistratura. Diana afirma que as mulheres da polícia amam o que fazem.

De acordo com a delegada, Erechim ocupa o primeiro lugar no ranking de violência contra a mulher, superando inclusive a capital do Estado, Porto Alegre. Segundo Diana, a violência contra a mulher em Erechim é muito grande. São registrados mais de oito casos por dia. Entretanto, ela revela que isso é porque as mulheres erechinenses registram mais as ocorrências de violência que sofrem. Conforme relatou, isso é resultado de orientações que elas recebem de diversas entidades do município e dela própria em inúmeras palestras que realiza, fazendo um chamamento às mulheres para que tomem uma nova atitude frente à vida.

Ao mesmo tempo em que há uma grande procura por registros de ocorrências, Diana revela que hoje a estrutura da Delegacia da Mulher já não comporta tanta demanda, necessitando de melhorias estruturais para atender melhor as mulheres que procuram o órgão público.

Ao final da palestra, Zílio Sartori e Lindanir Canello entregaram à Diana Zanatta o troféu Café do Varejo, agradecendo à palestrante a disponibilidade de falar para as associadas da CDL e do Sindilojas, interrompendo, inclusive, sua participação no I Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública, que aconteceu de 6 a 9 de março, em Porto Alegre, no Auditório do Ministério Público.

Voltar
CDL Erechim
CDL Erechim
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.