Entidades representativas estiveram em audiência na Prefeitura de Erechim

21 fevereiro, 2021

Nova bandeira Preta passa a valer a partir da terça-feira (23/02). Na segunda-feira (22) permanece o protocolo da bandeira Vermelha

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, o vice-prefeito Flávio Tirello e o secretário Geral de Governo, Edgar Marmetini, receberam no fim da tarde deste domingo (21), representantes do comércio e indústria para falar sobre a classificação do município em bandeira preta e os protocolos que devem ser seguidos. A classificação feita pelo governo do Estado, no modelo de distanciamento controlado, na última sexta-feira (19), não há possibilidade de cogestão, devido aos índices de internações hospitalares em UTIs nos hospitais que são referencia na região.

Estiveram presentes no encontro o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER), Mário Cavaletti, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim, Rosângela Spiazzi Truylia, o presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Fábio Vendrúscolo e o assessor jurídico do Sindicato do Comércio Varejista do Alto Uruguai Gaúcho (Sindilojas), Alexandre Lyrio.

CODER, CDL, ACCIE e Sindilojas pedem que o prefeito Polis leve ao governador Eduardo Leite, a busca de uma alternativa para atuação de um percentual mínimo no comércio, para que lojistas que não se enquadraram em itens essenciais, não deixem de faturar durante o período de restrições. As regras da bandeira preta, passam a valer oficialmente na terça-feira (23). O prefeito, que também é presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), vai participar de uma reunião com o governador na manhã de segunda-feira (22), junto com outros presidentes de associações do Estado. O prefeito Polis disse que vai levar as demandas ao governador, e que sim, também está preocupado com o comercio. “Diante do cenário, nos cabe acatar as determinações do Estado, mas podemos sugerir alternativas para não penalizar totalmente o comércio. Queremos salvar vidas e também a economia local”, destaca.

Situação hospitalar

O grupo também se colocou a disposição para ajudar na luta para aumentar a estrutura hospitalar. Hoje, o Hospital Santa Terezinha, referencia SUS na região, está com os 10 leitos de UTIs ocupados. O vice-prefeito Flávio Tirello, explicou que a situação não se trata só em abrir leitos, já que os hospitais contam com estrutura e equipamentos para isso, mas que o déficit nesse momento é de profissionais. “Os médicos intensivistas e profissionais da linha de frente estão esgotados e não estamos conseguindo contratar novas equipes para poder abrir mais números de leitos”, explica. O prefeito Polis garantiu que deve haver credenciamento para pelo menos quatro novos leitos já neste início de semana. “Vamos abrir dois novos leitos no Santa Terezinha e de dois a quatro novos leitos no Hospital de Caridade, que também é muito importante no atendimento para casos da Covid-19”, finaliza.

 

Texto: Roger Gritti – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Erechim
Foto: Luís Carlos Chaves – Assessoria de Comunicação da CDL Erechim

Voltar
CDL Erechim
CDL Erechim
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.