Fras-Le e Santa Casa de Misericórdia apresentaram seus cases de sucesso no Café da Manhã do Varejo

18 outubro, 2011

Tema central foi como implantaram a gestão pela qualidade total e inovação

Dois cases de sucesso de duas organizações que estão entre as mais premiadas no RS e Brasil nas áreas de inovação e qualidade foram abordados na manhã desta terça-feira, 18, no Café da Manhã do Varejo, promoção conjunta do Sindicato do Comércio Varejista do Alto Uruguai Gaúcho – Sindilojas AUG – e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim – CDL –. As apresentações foram da Fras-Le, de Caxias do Sul, e da Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre.

A Fras-Le é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e a 5ª maior no mundo. Planeja um faturamento de R$ 1 milhão até 2013, com sustentabilidade. Segundo o multiplicador de Grupos CCQs, Cristian Paim, a Fras-Le tem no Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) um dos seus principais programas participativos. “Através do CCQ buscamos a melhoria contínua da qualidade do produto, o aumento da produtividade e a redução de custos, entre outras melhorias. Além disso, o CCQ visa oportunizar o desenvolvimento da iniciativa, criatividade, inovação e do potencial das pessoas”, explica.

Após apresentar a trajetória da Fras-Le rumo à qualidade total, alcançando a premiação máxima do Programa Gaúcho de Qualidade Produtividade – PGQP -, o Troféu Diamante e um prêmio no Programa Nacional da Qualidade, além de várias ISOs, o grupo de CCQ Projetando Ideias apresentou uma esquete teatral sobre Otimização dos recursos materiais para produção na Unidade de Estamparia. Encenando um navio de piratas, com cenário criativo e figurino característico, demonstraram como atenderam o direcionador estratégico da Unidade, que era reduzir custos e o sucateamento de aço, que tinha uma perda de mais de 8% e chegou a zero.

O case da Santa Casa foi apresentado pelo administrador de empresa Juarez Oliveira Leites, examinador do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e líder do Núcleo da Gestão Estratégica da Santa Casa. Ele fez uma retrospectiva histórica da Santa Casa, desde a sua fundação pelos portugueses, em 19 de outubro de 1803, até hoje, apresentando a atual estrutura do complexo hospitalar, destacando as principais características da gestão e as etapas de crescimento. Falou do início da reorganização administrativa, em 1982, a adesão ao PGQP em 1992, o foco na qualidade total, o prêmio no Programa Nacional da Qualidade e o Troféu Diamante no Prêmio Qualidade RS em 2003.

Na sequência, demonstrou como a Santa Casa faz na prática a Gestão acontecer, mostrando as ferramentas tecnológicas que auxiliam na elaboração, execução e análise da estratégia. Falou sobre os sete hospitais de referência do complexo Santa Casa, com atendimento 60% SUS, integrado por 1.042 leitos, 55 salas cirúrgicas, 9 UTIs com 131 leitos, 6.150 funcionários e 2.474 médicos. Neste complexo, mais de 4,5 mil indicadores de desempenho são analisados sistematicamente em cada uma das unidades. “A partir da análise de informações globais é possível fazer os detalhamentos criteriosos de pesquisa, e identificar os pontos críticos da gestão”, comentou Juarez.

Voltar
CDL Erechim
CDL Erechim
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.