Normas Regulamentadoras na área do comércio foi tema do Café da Manhã do Varejo

25 agosto, 2011

O engenheiro de Segurança do Trabalho e especialista em Segurança do Trabalho, Luiz Fernando Rohenkohl, diretor da RW Engenharia, foi o palestrante do Café da Manhã do Varejo realizado na manhã de quinta-feira, 25, no Salão de Eventos da CDL Erechim. Fizeram a abertura da palestra o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Alto Uruguai Gaúcho – Sindilojas AUG –, Mario Zanardo, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim – CDL –, Alexandre Zaffari, entidades promotoras do evento. O tema abordado foi a Aplicação das NRs – Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho – nas atividades do Comércio.

Luiz Fernando Rohenkohl expôs, de uma maneira didática, aspectos práticos das Normas de Segurança do Trabalho aplicáveis ao comércio, enfatizando as recentes alterações relativas a ergonomia, máquinas para panificadoras, mercearias e açougues, além da necessidade de constante atualização e treinamento dos colaboradores das empresas. De acordo com o palestrante, das 34 Normas Regulamentadoras publicadas, 16 têm a ver, em alguns itens, com as atividades do comércio, e são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT -.

Entre as NRs que foram abordadas pelo palestrante, que tratam de alguma forma das atividades do comércio estavam a NR1 – das disposições gerais; a NR5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador e que é obrigatória para empresas com mais de 50 funcionários e, se menos, pelo menos uma pessoa do quadro deve fazer o papel do cipeiro, sendo designado formalmente para esta função e receber treinamento; a NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual, alertando que os equipamentos devem ter Certificado de Aprovação; a NR 7 – Programa de Controle de Saúde Ocupacional – PCMS. Sobre esta norma, o engenheiro da produção, que também é Perito da Justiça Federal, Estadual e do Trabalho (RS e SC), alertou para a necessidade da realização obrigatória dos exames médicos: admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

Continuando com as NRs que atingem o comércio, Luiz Fernando citou também a NR9 – que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Sobre a NR10, que trata da Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade, o palestrante chamou a atenção de todos para que utilizem eletricistas ou empresas com pessoas habilitadas para a execução dos serviços. Outras normas citadas foram a NR11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais; NR-12 – sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, que estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas. Sobre esta Norma, Rohenkohl destacou que muitas dos equipamentos que estão hoje em funcionamento em Panificações, Confeitarias, Açougues e Mercearias precisarão ser trocados ou se adequar à nova Norma dentro de um prazo de, no máximo, 36 meses.

Outras Normas citadas foram a NR 15 – Atividades e Operações Insalubres; NR 16 – Atividades e Operações Perigosas; NR 17 – Ergonomia; NR 23 – Proteção Contra Incêndios;
NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho; NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde; e NR-33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.

Voltar
CDL Erechim
CDL Erechim
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.