O Marketing Hoje foi tema do Café do Varejo promovido pela CDL

2 julho, 2013

O Marketing Hoje no Mundo, no Brasil e em Erechim foi o tema do Café da Manhã do Varejo realizado nesta terça-feira, 2 de julho, no Salão de Eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim. O palestrante foi o professor especialista em Marketing, Julio Brondani, que, durante uma hora, deu uma aula completa sobre o tema e colocou os empresários do comércio presentes a par do potencial do mercado erechinense que, segundo ele, ocupa, hoje, a 18º posição no Rio Grande do Sul, entre 496 municípios, e a 220ª colocação no Brasil, entre 5.570 municípios. Além disso, tem um potencial de consumo de cerca de R$ 2 bilhões neste ano de 2013.

Esta edição do Café do Varejo promovida, tradicionalmente, pela CDL Erechim, trouxe uma novidade: a partir de agora, será realizado sempre com o patrocínio de uma empresa. Neste primeiro evento o patrocínio foi da IDEA MATER Comunicação Total, uma nova empresa no mercado de comunicação de Erechim, nascida da fusão de duas grandes agências de Erechim: Suprema Comunicação e Superativa Orby.

O evento contou com abertura do presidente da CDL Erechim, Zílio Sartori Júnior, que saudou a todos e aproveitou para colocar o posicionamento da Entidade frente às recentes manifestações ocorridas em todo o país. Segundo ele, a CDL apoia qualquer manifestação que tenha um objetivo claro, porém é contra a violência e o vandalismo.

O professor Julio Brondani, de forma clara e objetiva, abordou as implicações do marketing no mundo de hoje e suas oportunidades. Falou de forma didática sobre os fundamentos do marketing, o padrão básico de um ciclo de negócio, os tipos de forças competitivas, o processo de marketing, os propósitos e seu papel, os quatro Ps (Produto, Preço, Promoção e Ponto de Venda), os quatro Cs (Cliente, Custo, Comunicação e Conveniência), composto de marketing e ciclo de vida de vendas e lucro. Também apresentou a velocidade da mudança sob o ponto de vista do cliente que, de 1900 a 1945 era de 50 anos; de 1945 a 1980, 20 anos; de 1980 a 1990, 10 anos e, a partir de 2005, até 2 anos.

Segundo Brondani, quando a taxa da mudança externa muda numa velocidade maior que entendemos ou mudamos, teremos dificuldades para enfrentar os desafios do mercado que hoje é altamente competitivo. E, ainda, para cada necessidade existem oito alternativas. A pergunta então é: como entrar na vida das pessoas? Brondani explicou que para atender as necessidades dos consumidores, grandes conglomerados estão concentrando grandes empresas para aumentar o seu portfólio de produtos. “Mesmo os conceitos de marketing continuando valendo, hoje o marketing precisa encontrar solução para as demandas dos consumidores ou para vazios emocionais”. E alertou: “soluções de marketing e não soluções publicitárias”, afirmando que as agências de publicidade terão que se transformar em empresas de marketing.

Ao abordar os novos caminhos do marketing relacionou com a evolução dos cidadãos e a sua cadeia de valor: “o que o cliente compra, raramente é o que a empresa pensa estar lhe vendendo”.

Brondani ainda apresentou o potencial de consumo dos erechinenses em 2013. Segundo ele, Erechim possui padrões de grandes cidades e a conveniência de uma cidade de médio porte. “Estamos em um lugar diferenciado, onde a média de compra é de R$ 20 mil na população urbana e R$ 17 mil na rural”.
Para finalizar sua apresentação, abordou as influências do processo decisório de compra do consumidor e o novo marketing, destacando que o profissional de vendas hoje deve: “vender algo que o cliente quer, precisa, entende; reunir informações pessoais, fazer amizades, formar uma rede de relacionamentos, estabelecer em terreno comum com cada cliente, ganhar confiança e nunca ser pego vendendo”. E alertou aos lojistas: “o jeito de comprar mudou”.

Voltar
CDL Erechim
CDL Erechim
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.