Potencial de consumo para os próximos anos é estimado em 1 trilhão de reais

15 setembro, 2011

Informação foi do Dr. Verner Antoni em palestra em comemoração ao Dia do Cliente.

Varejo na Visão do Consumidor: Tendências e Expectativas foi o tema da palestra de mais um Café do Varejo, promoção conjunta da CDL Erechim e Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho, em parceria com a empresa Antoni Assessoria Contábil. O evento, realizado na manhã do dia 15 de setembro, no Salão de Eventos da CDL, foi com foco no Dia do Cliente, comemorado em todo o Brasil nesta data, em homenagem aos consumidores, e teve como palestrante o Professor Dr. Verner Luís Antoni. Participaram da iniciativa o vereador Jaime Basso, representando a Câmara de Vereadores de Erechim; o diretor de Produtos e Serviços da CDL Erechim, Henrique Cervi; o vice-presidente do Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho, Tadeu Motim; e o Delegado Regional do CRC RS – Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Mateus André Benincá. Presentes grande número de associados das duas entidades: CDL e Sindilojas – e convidados.

Durante sua explanação, o professor Dr. Verner Luís Antoni, da empresa Antoni Assessoria Contábil, falou sobre as tendências do varejo, afirmando que o potencial de consumo no Brasil para os próximos anos é estimado em 1 trilhão de reais, valor esse superior a soma do PIB da Argentina, Uruguai, Paraguai e Portugal. Ele informou que o percentual de consumidores brasileiros com carteira assinada é de 42%, ressaltou o surgimento da Geração X, Y e Z, a Classe C Chique e falou que o crescimento das compras em redes geram concorrência e diminuição de custos, mas precisam se diferenciar.

Verner Luís Antoni, que é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo e possui Mestrado em Administração/Marketing pela URGS e Doutorado em Engenharia da Produção/Gestão e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, também abordou como se dá o processo de tomada de decisão para a compra e fez uma reflexão sobre o consumidor, relacionando o que foi tendência em 2004 e o atual momento do varejo. Segundo ele, o varejo do passado buscava sortimentos especiais/exclusivos, gerava alguns serviços e focava suas energias na localização do PDV.

Hoje, ele está centrado em dois pilares: serviços ao cliente (serviços gerados na pré-venda, venda e pós-venda – relacionamento, informação, educação e treinamento, serviços no ponto de venda) e equipe (centralização versus descentralização; treinamento e desenvolvimento de habilidades; avaliação de desempenho e programa de cargos e salários; geração de indicadores de treinamento a partir de uma visão do mercado (cliente/concorrência); profissionalização mercadológica e operacional. Segundo ele, varejo é um conjunto de atividades de negócios cujo objetivo é adicionar valor a bens e serviços vendidos aos consumidores finais através de uma série de funções e ações específicas.

O professor também apresentou uma pesquisa de campo, onde mostrou o comportamento do consumidor. Uma constatação é que quase 100% das compras dos consumidores são direcionadas para si mesmo. Entre datas especiais ou comemorativas, nas quais o consumidor compra com maior frequência, está em primeiro lugar aniversários, seguido de Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e, por último, Dia dos Namorados. O dia da semana de preferência para o consumidor realizar compras é o sábado, com mais de 50% das respostas, vindo a seguir quarta e sexta-feira. Entre os tipos de lojas nas quais o consumidor compra com mais frequência estão supermercados, mercados e alimentos, seguido próximo de confecções e calçados e farmácia. Segundo a pesquisa, os fatores mais importantes que influenciam ou determinam a escolha de uma loja são o atendimento e o preço. Entre os aspectos que caracterizam um atendimento de qualidade em uma loja estão nas primeiras posições vendedores qualificados, sentir-se à vontade e não esperar para ser atendido. Ao finalizar, chamou a atenção de todos lojistas e comerciantes para a importância do relacionamento e de conhecer o comportamento de seu público alvo.

Voltar
CDL Erechim
CDL Erechim
Política de Privacidade

Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.