O segundo dia do VII Fórum Nacional do Comércio marcou o início de grandes debates relevantes para o futuro da política e da economia do Brasil. O Rio Grande do Sul está presente no evento com uma grande delegação coordenada pela Federação Varejista do RS, sob a liderança do presidente Ivonei Pioner. A CDL Erechim está representada pela presidente Débora Balbinotti Lunardi (que também é a diretora da CDL Mulher RS da Federação Varejista), e pela gestora da entidade, Michele Manfron Dassi.
Pela manhã aconteceram grandes debates sobre os rumos da política e seus impactos no comércio, Reforma Tributária, Reforma Trabalhista e as conquistas da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS).
“As novas fronteiras da Política no Brasil”, com participações de destaque
O VII Fórum Nacional do Comércio iniciou nesta quarta-feira (22) a série de debates com o painel “As novas fronteiras da política no Brasil”, que reuniu especialistas para discutir como o ambiente político nacional vem se transformando diante de novos atores, tecnologias e demandas sociais.
O debate contou com a participação de João Hummel, consultor político; Rafael Favetti, advogado e cientista político; e Leonardo Barreto, cientista político, sob moderação de Karoline Lima, coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL. Foi um diálogo obrigatório sobre os rumos da política e seus impactos no setor de comércio e serviços.
Reforma Tributária – Os desafios da fase de transição
Com a reforma tributária entrando em sua fase mais decisiva, o segundo painel do dia reuniu representantes do governo federal, do Congresso Nacional e do setor empresarial para discutir os desafios de colocar em prática a maior mudança fiscal das últimas décadas.
Moderado por Julien Dutra, diretor de Relações Governamentais da Contabilizei, o debate contou com Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária; Robinson Barreirinha, secretário especial da Receita Federal; e Edgard Fernandes, especialista em Direito Tributário do Sebrae Nacional e conselheiro do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).
Um debate profundo e necessário sobre como a nova estrutura tributária pode transformar o ambiente de negócios e o futuro do varejo.
Durante a tarde seguiram os painéis tendo como tema assuntos sobre inteligência artificial e presença digital, expansão do crédito e financiamento e desenvolvimento sustentável.
O VII Fórum Nacional do Comércio está sendo realizado em Brasília (DF) e tem como tema “As novas fronteiras da política e dos negócios”. O evento promove conexões estratégicas e fortalece a atuação institucional do setor produtivo, trazendo para o debate conteúdos inspiradores e estratégicos que vão impulsionar o varejo para o próximo nível.